Trilhas

Trilha do Matão

 Nível da trilha: fácil

 

Com o início na estrada da Santa Cruz, no centro da cidade, esta trilha é considerada de nível fácil, um passeio bem tranqüilo de 30 minutos dentro da mata.

Início da trilha:Passando pela escola Prefeito Noé Alves Ferreira na rua Cel. Sebastião Marcondes da Silva, entre primeiro à esquerda.Siga em frente, primeira entrada da trilha fica a 700m do centro da cidade, é o início da descida pela mata, saindo no Clube Pinhalense, que fica a 600m do centro da cidade.

Na trilha pode se apreciar a flora, a mata atlântica ainda intacta, alguns animais e pássaros de Santo Antônio do Pinhal.

Recomendamos o passeio com as crianças a partir de cinco anos.

 

Ponto mais alto na trilha: 1.124m altitude

Extensão: 2,1km

Tempo de percurso: em média 1 hora

Trilha do Cambraia (Luminoso)

  Nível da trilha: médio

 

Esta trilha é de beleza exuberante, ótima para relaxar dos problemas do dia a dia. É para apreciar lindas paisagens e observar os animais, ouvir os pássaros. Do seu ponto mais alto, desta trilha se avista o Pico Agudo, principal ponto turístico de Santo Antônio do Pinhal.

A trilha termina na Eisland (Sorveteria da Fazenda), onde a estrutura para descanso é muito boa, enquanto se aguarda o transporte para o retorno à cidade.

Saindo do centro da cidade, inicie a caminhada pela Estrada do Barreiro, passando a Escola Prefeito Noé Alves Ferreira, vire a primeira rua à esquerda, subindo. No início a estrada é asfaltada, para depois passar a ser de terra. Continue sempre na mesma estrada, e irá passar a sua direita pela Fábrica de Biscoito Ellen (até aqui são 2 km), mais adiante até a igreja de São Pedro, no bairro de Santa Cruz (são 2,9 km). Ali, à direita, encontrará a Pousada Casarão Veredas, e diante dela, do outro lado da estrada e ao lado da Escola Municipal, encontrará um portal de um Sítio Toca do Lobo, que é por onde se inicia a trilha do Luminoso propriamente dita, de 5 km, estrada antiga e estreita com subidas e descidas, usada por tropeiros. Siga essa estradinha até chegar à Estrada do Lajeado.

Mantenha-se a esquerda na Estrada do Lajeado, e após 400 m chegará à Eisland (Sorveteria da Fazenda), onde poderá descansar.

Caso não queira voltar caminhando, o pessoal da Eisland terá o prazer em chamar um táxi para levá-lo de volta à cidade.

Nesse retorno, uma opção muito bonita é conhecer a Cachoeira do Lajeado, um dos pontos turísticos apreciados do Município, distante 2,3 km da Eisland.

 

Ponto mais alto: 1.151m acima do nível do mar

Extensão desde o centro da cidade: 8km

Extensão da trilha: 5km

Tempo de percurso: 1h30min

Altitude no ponto final: 1019m acima do nível do mar.

Trilha do Mirante do Cruzeiro

 Nível da trilha: fácil

 

Indicada para família com crianças a partir dos 5 anos.

Iniciando ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio do Pinhal, no centro da cidade, a Trilha do Mirante do Cruzeiro conta com calçamento em toda a sua extensão, que é de cerca de 1 km. Considerada de nível fácil, dela se aprecia toda a linda vista da nossa cidade. A trilha termina no Mirante do Cruzeiro, que permite uma ampla visão sobre os arredores.

 

Altitude: 1101m acima do nível do mar, no Mirante.

Extensão: 1km

Tempo de Percurso: 30min

Trilha do Tropeiro

 Nível da trilha: médio

 

É um caminho muito usado pelos peregrinos para a cidade de Aparecida.

Passando por ela, ganha- se alguns quilômetros até Santo Antônio do Pinhal. O nome Trilha do tropeiro já é histórico. A trilha tem início a partir da SP 50, km 160,8, no bairro dos Mouras um lugar muito bonito, com a caminhada em estrada de terra. Você pode conhecer a olaria, e ver como o tijolo ainda é feito manualmente na região.

Essa trilha tem seu ponto mais alto a 1090m acima do nível do mar. Uma boa opção para quem aprecia uma boa caminhada em meio à natureza, aproveitando para saber um pouco da cultura da nossa região. A trilha termina na Estrada da Fazenda Velha, na Pousada Villa Mantiqueira.

Continuando pelo asfalto são 2,1km até o CaprAlemão, e no total 4,7km até o centro de Santo Antônio do Pinhal.

 

Ponto mais alto: 1090 m acima do nível do mar.

Duração da trilha: 1 hora

Distância da trilha: 3km

Distância de Santo Antônio do Pinhal: 7,7km

Duração até Santo Antônio do Pinhal: 2h30min

Trilha do Zigue Zague

 Nível da trilha: Difícil

 

Sem dúvida, essa é uma das trilhas mais conhecidas da região.

Inicia-se perto da cidade de Campos do Jordão, na SP 13, km44, subindo para Campos do Jordão do lado esquerdo. Você já pode sentir o clima um pouco mais frio devido à altitude de 1659m acima do nível do mar. Dessa trilha, você pode apreciar a bela vista dos vales e montanhas da Serra da Mantiqueira.

A trilha, que alterna-se em singletrack em alguns pontos e aberta em outros, é considerada difícil, por ter 10km de extensão, porém a caminhada é compensadora, porque 2km antes de terminar a trilha, verá a maravilhosa cachoeira do Lajeado, um dos pontos turísticos mais importantes de nossa cidade, e com possibilidade de um bom banho.

A partir da Cachoeira, você pode voltar pela Estrada do Lajeado a pé – 6 km, ou chamar um táxi.

Alternativa: seguir adiante mais 2,3km até a Eisland (A Sorveteria da Fazenda), e de lá pedir um táxi para levá-lo de volta à cidade.

 

Ponto mais alto: 1659m acima do nível do mar

Extensão: 7,7km da SP 12 até a Cachoeira do Lajeado

10 km até a Eisland (sorveteria da fazenda)

Duração estimada até a Eisland: 4 horas

Altitude do ponto final (Eisland): 1019m acima do nível do mar

© 2014 por Pousada Jardim Suspenso da Babilônia

Criado por OnurB

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

(12)-3666-1487

(12) 99765 2435 whats app

Siga-nos!!!